Eram três horas da tarde (hora nona), Pedro e João se dirigiam ao templo para orar, e na entrada do templo eles se depararam com um coxo de nascença que era deixado lá todos os dias. Aquele coxo não era bobo, ele era deixado lá naquele horário porque sabia que era o período de oração, então haveria muitas pessoas se dirigindo ao templo que possivelmente poderia ajudá-lo com uma esmola, conforme as pessoas iam entrando talvez deixassem moedas àquele rapaz. Ao ver Pedro e João ele pede esmola aos dois. Pedro e João olham para ele e então Pedro diz:
- Olha para nós!
O coxo então levanta seus olhos carregados de auto-piedade esperando uma esmola, mas é surpreendido pelas palavras que se seguem por Pedro.
- Não tenho prata e nem ouro! – Continua Pedro quando o coxo fita os olhos nele.
Agora o coxo se decepciona, ele levantou sua cabeça, mas aqueles homens não tinham nada para oferecer. Olhe as roupas deles, não há riquezas ou formosura. Não possuem nada. Então Pedro continua:
- Mas o que tenho isso eu te dou! Em nome de JESUS CRISTO, levanta e anda.
E o que aconteceu? O coxo não levantou e nem andou.
É interessante que em sua chamada ministerial você vai passar por uma fase onde três níveis de pessoas vão te julgar. O primeiro grupo de pessoas é este, os coxos. Os coxos são aquelas pessoas que estão na “porta” da igreja, não estão dentro e nem fora, mas elas esperam de você coisas comuns. Eles gostam de ouvir sua mensagem, conversam com você, vão te cumprimentar, pedir sua ajuda, mas quando você desafiá-las para um milagre, para o batismo com Espírito Santo, quando você profetizar não vão dar ouvidos, elas não v ão atendê-lo, é o início ministerial. Você vai terminar sua pregação e fazer o apelo e ninguém vai sair do lugar, a não ser aquele bêbado no final da igreja (se você tiver sorte). Eu sei o que é isso. Não culpe os coxos, é que eles estão tão acostumados com o povo passando para entrar no templo e só oferecendo esmolas que quando você desafiá-las ao milagre elas não se moverão.
Recordo-me que no início de minha chamada eu tinha muita insegurança em convocar os irmãos para irem até a frente. Até que minhas mensagens foram tomando amadurecimento, fui me dedicando mais ao jejum e a oração, então logo os sinais começaram a aparecer.
1° Oração, Pedro e João estavam indo ao templo orar, busque um relacionamento intimo e pessoal com Jesus, anseie sentir a presença do Espírito Santo e faça disto algo constante.
2° Não ofereça esmola para a igreja, antes de pregar dedique-se a um estudo profundo da palavra, leia e peça inspiração para o Espírito Santo, nunca abra a bíblia de forma imprudente em cima da hora e diga que a mensagem será “revelada”, Deus trabalha com as armas que você possuí, se você estudou Deus vai trabalhar em cima do que você estudou, se não leu o texto, Ele nada poderá fazer. Lembra de Sansão? A única coisa que Ele possuía era uma queixada de jumento, e Deus usou aquela queixada de jumento nas mãos de Sansão. Então, não ofereça esmolas, não escolha mensagens por tamanho de templo, mas se dedique a bíblia sagrada.
3° Revele a igreja quem faz a obra, revele a igreja o seu maior BEM, Jesus. Quando Pedro disse “Olha para nós”, ele imediatamente falou “Eu não tenho prata e nem ouro”, ou seja, se você esperar algo material de mim poderá se frustrar, mas eu possuo JESUS, e no nome dele Levanta e anda. O segredo e deixar claro que é o nome de Jesus e não você.
E por fim seja servo e estenda a mão, acompanhe essas pessoas, ore com elas, levante-as do chão você, para que elas tornem a saltar de alegria. Tenha um contato pessoal com cada membro da igreja, demonstre preocupação com sua situação espiritual. Não seja bom somente em cima do púlpito com um microfone na mão, pois o que levantará essas pessoas do chão de verdade será suas mãos e não sua voz. Atitudes falam mais que palavras. Este último ponto é o que irá diferenciar sua chamada das demais, procure obter mais contato com seus irmãos para que eles andem sozinhos de novo.
O 2° nível de pessoas que vai te julgar são aqueles que não são coxos, oram, tem moedas para dar aos necessitados, mas não possuem unção o suficiente para levantá-los do chão. Elas dizem que você é muito jovem para isso, ou então que você não sabe falar direito, não entende muito de bíblia, mas na realidade o que as incomoda é que elas não conseguem ter unção para levantar os coxos da igreja, pois só os critica. Dizem com freqüência: Aquele “coxo” é um sem vergonha, desviado que não sai da porta. Mas você é diferente, você os ama e está disposto a estender a mão para levá-los para dentro.
O 3° nível de pessoas são aquelas que levavam o coxo até a porta do templo. Este grupo é aquele que até são bons, ficam felizes porque o coxo andou, dão glória a Deus quando uma pessoa supera seus problemas através de você, mas por dentro ficam comichando porque não foram eles que foram usados. Eles sempre levam pessoas no culto para receber esmolas e nunca para a oração. Mas não se preocupe, as pessoas vão saber a quem seguir, assim como aquele coxo seguiu a Pedro e João, as pessoas o seguirão, não pelo seu nome, pela sua beleza ou pela sua pregação e sim, devido as suas atitudes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário