segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O segredo do Tempo


              Essa semana vou ministrar numa das congregações da minha igreja (AD Missões), eles estão em campanha todas às quartas-feiras, cada quarta simboliza uma pedra que deve ser colocada em ordem na vida do cristão, e a pedra que ficou sob minha responsabilidade é a pedra do tempo.
Fiquei feliz com o convite, mas o tema me instigou.
O tempo é definido de várias formas em nossa vida diária. A palavra tempo pode significar o nosso passado, “Eu sinto falta do meu tempo de antigamente”, pode significar o presente, “Eu não tenho Tempo”, pode falar só de meteorologia, “Como está o tempo?”. O tempo é gerido por um cronograma que define um calendário, frações de milésimos de segundos que definem minutos que formam horas que geram dias que iniciam os meses que compõe os anos. O tempo não para, não volta, não corre, não lerdeia. O tempo tem seu próprio ritmo mostrando que todo tempo é único.
        Tenho um problema sério com o tempo. Nunca sei o que fazer quando tenho ele. O que define a qualidade do nosso tempo é o que priorizamos no nosso dia a dia. A pergunta é qual é a nossa prioridade? Martinho Lutero achou a dele quando disse: “Tenho tanto para fazer hoje que vou orar nas três primeiras horas do dia”. Aqui eu descubro algo importante para a vida de um homem, devemos ter tempo para trabalhar, estudar, estar com a família, ir para a igreja, estar com os amigos e manter nossa vida espiritual. Sim! Sua vida espiritual exigirá tempo para ser edificada.
       Sempre ouvi irmãos que aparentam estar bem espiritualmente se queixando que antes tinham uma vida espiritual mais ativa. Fiquei me perguntando como que estas pessoas aparentam ser tão espirituais que antes se dizem que seu melhor estado foi o anterior? Foi então que notei que o que somos hoje é fruto de toda a nossa devoção em edificar nossa vida espiritual no passado. Mas isso não é só uma benção. Temos que entender que o estado espiritual em que vivemos é bom porque plantamos no passado, mas como será nosso estado espiritual no futuro se não semeamos mais e declinamos em nossa dedicação espiritual. Aqui descubro que o Tempo é recompensador, ele sempre trará os frutos daquilo que fizemos com ele, seja bom, seja ruim ou não seja nada.
       O tempo é importante para quem sabe usá-lo. O tempo sempre será sinônimo de preparo, sabendo usar o tempo podemos juntar verdades para dar base aos nossos objetivos. Para quem está na vontade de Deus o tempo é sempre correto, nem antes nem depois, Deus sempre nos abençoa no tempo certo. O tempo sempre nos deixará tristes, ansiosos, iludidos, ressabiados, esperançosos, decepcionados, mas para quem espera no Senhor, o tempo é servo e por ordem divina sempre vai estar ao nosso favor, até quando algo dá errado é para melhorar aquilo que Deus já planejou. Lembra de José? Se o copeiro-mor se lembrasse de José como ele pediu ele jamais seria governador, no máximo colega de pia do copeiro, mas quando Faraó teve o sonho o copeiro lembrou-se de José e então ele se tornou governador, pois o tempo é perfeito para quem está na vontade do Senhor.
       O tempo seja ele de sorrir, de chorar, de colher ou de plantar, de derrubar ou de edificar, de paz ou de guerra, seja que tempo for bom ou ruim, se você estiver cumprindo a vontade de Deus de alguma forma ele estará a seu favor. Talvez você não entenda o que você está passando hoje, mas no tempo certo você entenderá. Então sempre separe um tempo para Deus no seu dia e nunca dê a Ele o que sobrar do seu tempo para que Ele se sinta exclusivo em sua vida te fazendo assim exclusivo para Ele também, pois o tempo sempre revelará o que nos é eterno, seja em nosso coração ou em nosso caráter. Aprenda a lidar com seu tempo hoje, para não se arrepender amanhã. Lembre-se que Quem oferece seu tempo para Deus sempre terá o tempo a seu favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário