terça-feira, 23 de abril de 2013

Por quê choramos???

Por Guilherme de Souza, HypeScience

Seja um filme, uma música, um ferimento sério ou o término de um relacionamento, todos nós já tivemos (e teremos) motivos para chorar. Mesmo que os motivos sejam claros, fica a pergunta: qual é, afinal de contas, a utilidade do choro?

 Antes de partir para o mistério do choro, os autores lembram que existem, na verdade, três tipos de lágrimas: as de base, as de reflexo e as emocionais. “Lágrimas de base estão continuamente lubrificando seus olhos e evitando que eles sequem, enquanto lágrimas de reflexo agem em resposta a coisas irritantes, como cebolas ou poeira”, explicam.

Curiosamente, as lágrimas emocionais são, até onde se sabe, uma exclusividade humana (outros animais choram, sim, mas não derramam lágrimas no processo). “Em muitos casos, lágrimas emocionais agem como um sinal para mostrar aos outros nossa tristeza ou incômodo genuínos”.

Embora possa passar a impressão de fragilidade (além de borrar a visão, o que atrapalharia outras ações), o choro pode justamente sensibilizar outras pessoas e servir como um pedido de ajuda. No caso de lágrimas de alegria, a ideia também seria a de comunicar emoções (positivas, no caso). Afinal, tanto tristeza como alegria estão relacionados às mesmas regiões do cérebro, como o hipotálamo e gânglia basal, que por sua vez estão ligadas às glândulas lacrimais.

Existe também a ideia de que chorar literalmente “derrama” um pouco do seu estresse: lágrimas emocionais têm níveis mais elevados de proteínas (em comparação com as de base ou de reflexo) e contêm hormônios ligados ao estresse. “Há quem diga que chorar ajuda a liberar essas substâncias químicas de estresse, mas a pesquisa nessa área é limitada e ainda não conclusiva”, avisam os autores do vídeo.

De qualquer forma, não tenha vergonha de expressar o que sente, pois se conter demais pode ser pior do que passar uma imagem “frágil” e, às vezes, chorar realmente pode fazer bem.
 
(Texto retirado da página do facebook - Sociedade Racionalista)
Obs. - Apesar de não compactuar das mesmas opiniões expressadas pela página achei interessante esta postagem.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Paulo César BaRuK - "Senhor do Tempo"

Sempre disse para os jovens dos quais aconselhei, "O tempo é muito curto para quem quer ir muito longe, por isso gaste seu tempo com o que é produtivo". Com uma letra profunda, este louvor trouxe ao meu coração um sentimento novo, reflexivo que me faz parar e enxergar minhas atitudes com mais calma. Que eu viva meus dias na vontade de Deus e que este Louvor possa te abençoar tanto quanto me abençoou!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

7 Erros que um Líder NÃO pode COMETER!!! (por Pr. Josué Gonçalves)


PERMITIR QUE OS APLAUSOS DO SUCESSO O IMPEÇA DE CONTINUAR OUVINDO A VOZ DE DEUS. (Ap 3.14-22)
 
Quando o líder perde a sensibilidade para ouvir a voz de Deus, a tendência é se tornar um "profissional do púlpito" disfarçando uma espiritualidade e santidade que não tem. O orgulho provocou essa surdes no líder da igreja de Laodicéia (Ap 3). O orgulho é como uma infecção no ouvido do coração.
 
DEIXAR DE PRESTAR CONTAS (Hb 13.17).
 
Nada é mais perigoso do que viver sem ser supervisionado. Uma vida não supervisionada não é vivida com responsabilidade. A prestação de contas protege a integridade do líder. Lideres que prestam contas, vivem de forma responsável diante de Deus e dos homens.
 
PENSAR QUE A VIDA É FEITA SÓ DE TRABALHO (Mc 6.31).
 
O ativismo é um aplacador de consciência. Lembre-se, uma mente cansada não produz com qualidade e se torna vulnerável diante dos ataques do maligno. A principal causa do excesso de trabalho do líder, é a falta de limites. Quem nunca diz "não", entrega o controle de sua vida nas mãos dos outros, paga divina que não fez e se torna um escravo da sua insensatez. O líder não deve sacrificar o importante no altar do urgente. Tire ferias, respeite o principio da "pausa", do "sábado".
 
  QUERER LIDERAR OS OUTROS SEM SER LIDER DE SI MESMO (1 Tm 4.16).
 
O apostolo Paulo disse a Timóteo, "Tem cuidado de si mesmo...". Antes de liderar os outros, o líder deve ser líder de si mesmo, e isto tem a ver com domínio próprio sobre os impulsos, desejos, temperamento, emoções etc. Nenhum homem é livre se não aprendeu a governar a si mesmo.
 
  PENSAR QUE É POSSÍVEL FLETAR COM O PECADO E SAIR ILESO (2 Tm 2.22).
 
Sansão brincou de se deixar amarrar, amarrado ficou. Todos os lideres que conheço que brincaram com o pecado, saíram manchados, queimados, empobrecidos e vencidos. Gosto da frase do meu amigo pr Altomir: "Quem não quer perder para o pecado, não sobe no ringue para competir com ele." Lemnre-se, o pecado sempre te levará para mais longe do que você imagina, cobrará um preço mais alto do que você esta disposto a pagar. Não flerte com o pecado.
 
PASTOREAR A IGREJA E NÃO PASTOREAR A FAMÍLIA (1 Tm 3.12)
 
A liderança de um pastor é aprovada ou reprovada dentro da sua própria casa. O apóstolo Paulo foi radical quanto a isso quando disse, o homem chamado e vocacionado precisa governar bem a sua própria casa para estar apto a dirigir a casa de Deus (1 Tm 3). Sem uma família estruturada, qualquer pastor tem sua liderança questionada.
 
NÃO LEVAR A SÉRIO O PRINCÍPIO DA HONRA (Ef 6.1,2).
 
A mesma honra que a Bíblica exige dos filhos em relação aos pais, é exigida na relação dos liderados e lideres. O produz a semente da honrar? Longevidade e prosperidade. Deus não tem prazer na vida de um líder que não pratica o principio da honra. Quem planta desonra, colhe vergonha.

Fonte: Site Amo Família (Pr. Josué Gonçalves)

http://www.amofamilia.com.br/portal/artigos_detalhe.asp?cod=1981&sessao=20&cod_site=10#.UWhkKVq5fct